top of page

Hipnose Ericksoniana ajuda até os mais céticos

Por: Letícia Aquino: Membro da Sociedade Brasileira de Hipnose


A vantagem da hipnose Ericksoniana ou até mesmo a linguagem Ericksoniana é que ela consegue ajudar até as pessoas mais céticas.

Criada pelo psiquiatra Milton H. Erickson, a hipnose ericksoniana visa ajudar o paciente a resolver ou curar determinado problema ou dificuldade em seu emocional.

Nesse modelo, todas as características particulares do paciente são extremamente importantes.

Para realizar o processo, o profissional deve levar em conta os valores, crenças, significados, padrões e medos, dentre vários outros aspectos referentes àquele indivíduo.

Diferentemente do que muitos pensam, o cliente que será hipnotizado é quem terá o controle da situação.

O terapeuta apenas o ajudará a encontrar o caminho para entrar em contato com seu inconsciente.

É muito importante ressaltar que toda hipnose, na verdade, é uma auto-hipnose.

Ninguém pode ser hipnotizado se não quiser. O terapeuta apenas o conduz no processo, mas é o paciente que controla a sua entrada nesse estado.

Respeitando e se adaptando à linguagem de cada um, o profissional induzirá a hipnose, mas é o paciente quem escolherá se entrará nela ou não.

Durante todo o processo, o hipnotizado fica consciente.

Ele pode ver, ouvir e responder a tudo o que estiver acontecendo.

Sua atenção e concentração serão voltadas para si mesmo, de modo que ele consiga desenvolver um autoconhecimento e encontrar mecanismos em sua mente para resolver sua questão.

A base principal desse método hipnótico são as metáforas, histórias, imagens, símbolos, onde o paciente cria a maior parte dos elementos e o terapeuta da apenas a base para a imaginação do paciente construir o restante. Pois cada pessoa vive sua própria metáfora.

Um exemplo disso é: “imagine um lugar seguro, onde apenas você conhece" "Observe as cores desse local" " o som do ambiente" assim a própria pessoa escolhe os elementos que fazem sentido para ela.

Assim, o hipnoterapeuta ericksoniano tem o papel de orientar o paciente, mas sem pressioná-lo, deixando-o assumir o controle.

São essas técnicas, utilizadas para falar de forma indireta com a mente, que fazem a hipnose ericksoniana tão eficaz.




Lembro de um paciente que sofria de muita ansiedade o que fazia acreditar que não conseguiria entrar em um transe hipnótico e ao mesmo tempo queria muito ajuda, durante algumas sessões eu utilizei a linguagem Erickoniana para abrir caminhos e algum tempo depois ele já estava desfrutando de qualquer tipo de técnica de hipnose.

Outro caso foi de um paciente que sentia muito medo e durante o transe ele conseguiu colocar metaforicamente um Dragão gigante protetor que varreu tudo com o rabo, tirando os medos insanos que ele sentia.


Uma outra paciente através da metáfora da guerreira que sai para enfrentar o monstro, ela conseguiu se empoderar ao ponto de mudar radicalmente sua vida profissional.


Em fim, esse trabalho é divertidamente incrível, pois utilizamos o poder infinito da imaginação humana para mudar a sua realidade e libertar das feridas mais profundas.


Porém só o terapeuta que conseguiu sentir esse tipo de hipnose e seus benefícios que terá mais clareza de seus benefícios, porque hoje a hipnose clássica da uma sensação melhor para o terapeuta, pois ele consegue ter uma visão melhor do que está acontecendo, porque a linguagem é mais direta.


Hoje eu aplico hipnose Ericksoniana e Clássica nos meus atendimentos, além das constelações familiares e sei que todas as técnicas são fantásticas e funcionaram comigo, trazendo mudanças reais em várias áreas e as uso de acordo a necessidade.


Outra questão importante de reforçar que todas as pessoas são hipnotizaveis porque é um processo natural do ser humano, pois entramos o tempo todo em estado hipnótico, quando vidramos nossos olhos, ficamos no celular sem perceber o que está a nossa volta, não percebemos o trajeto para chegar em nossa casa. Então já que é natural e todos conseguem, vamos desfrutar dessa sensação incrível.


Obs: Eu amo entrar em estado hipnótico, considero uma das melhores sensações do mundo. :D


Exite também muita responsabilidade de quem aplica e carinho com a pessoa, pois quem te procura confiou no seu trabalho.


Siga no intagram: @leticiaaquinocoach

Facebook: @coachleticiaaquino


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Dicas importantes antes de montar o primeiro negócio

Antes de começar falar sobre essas dicas é fundamental levar em consideração a vasta experiencia que tenho nesse universo, para quem não me conhece eu sou Letícia Aquino especialista em desenvolviment

bottom of page